Preservação do Bem-Estar Sexual com HIFU

Quando se falamos em tratar o cancro da próstata, manter a saúde sexual e a qualidade de vida é uma prioridade. O tratamento com HIFU (Ultrassons Focalizados de Alta Intensidade) oferece uma abordagem única que preserva a função sexual melhor do que todos os outros tratamentos para o cancro da próstata. As seguintes comparações destacam as vantagens do HIFU.

Função Eréctil

Durante a prostatectomia radical, os cirurgiões tentam preservar os feixes nervosos responsáveis pela erecção, mas esses nervos podem ser danificados ou removidos, resultando em disfunção eréctil a longo prazo em até 87% dos casos. A radioterapia e a braquiterapia também podem afectar os nervos juntos à próstata, causando disfunção erétil em 60-70% dos doentes. A prostatectomia radical de resgate apresenta um risco de quase 100% de disfunção eréctil.

Em comparação, a abordagem direcionada do HIFU minimiza os danos aos nervos, com menos de 20% dos pacientes apresentando disfunção eréctil. Ainda assim, consideramos esta taxa elevada. O nosso objetivo é não só preservar a sua função eréctil, mas, com ajustes no estilo de vida e apoio médico, melhorar a sua saúde sexual após o tratamento.

Tamanho e Forma do Pénis

Alguns homens notam redução do tamanho, curvatura ou estreitamento do pénis após a prostatectomia radical. O tratamento com HIFU, como não é invasivo, não afecta o tamanho ou a forma do seu pénis, permitindo que mantenha a sua confiança e satisfação sexual.

Orgasmo e Ejaculação
  • Prostatectomia Radical: Remove a próstata e as vesículas seminais, resultando em "orgasmos secos", onde os homens sentem a sensação de orgasmo, mas não conseguem ejacular. Alguns relatam uma diminuição na intensidade e no prazer do orgasmo. Além disso, a perda da ejaculação visível pode ser significativa para alguns homens e suas parceiras.

  • Radioterapia e Braquiterapia: Podem preservar a ejaculação, mas resultam frequentemente numa redução significativa no volume de sémen ou na ausência total de ejaculação, podendo ocasionalmente aparecer sangue no sémen.

Em contraste, a maioria dos homens tratados com HIFU mantém a capacidade de ejacular e de produzir sémen, com até 98% dos pacientes preservando essas funções anos após o tratamento.

Independentemente da orientação sexual, o tratamento com HIFU também oferece vantagens únicas para os homens que praticam sexo anal, com benefícios que são verdadeiramente incomparáveis com qualquer outro tratamento do cancro da próstata.
Concepção Natural e Paternidade

Os tratamentos tradicionais para o cancro da próstata dificultam significativamente constituir ou aumentar uma família posteriormente. Quando toda a glândula prostática e as vesículas seminais são removidas, como na prostatectomia radical, deixa de existir produção de sémen, tornando a concepção natural impossível. Tratamentos com radiação, como a radioterapia ou a braquiterapia, podem parar temporariamente a produção de espermatozoides e, em alguns casos, reduzir permanentemente a quantidade de líquido produzido durante a ejaculação, dificultando a concepção. Homens que desejam ter filhos após esses tratamentos podem considerar congelar o esperma previamente, embora isso exija fertilização medicamente assistida para a parceira.

A abordagem focal do HIFU visa e trata apenas as áreas cancerígenas, preservando o tecido saudável da próstata e as vesículas seminais. Após a terapia focal, continuará a produzir espermatozoides e sémen, sendo capaz de ejacular normalmente. Isso oferece aos homens a possibilidade de ter filhos de forma natural após o tratamento com HIFU, com vários casos de sucesso relatados.

Continue a Desfrutar da Sua Vida Sexual Como Antes!

A abordagem minimamente invasiva do HIFU não só trata o cancro da próstata de forma eficaz, como também protege a sua saúde sexual, ajudando-o a manter a intimidade, o prazer e a confiança nas suas relações.

Desfrute do Sexo. Desfrute da Vida.